ProAR Responde

Aqui você encontra as respostas para as principais dúvidas sobre doenças respiratórias crônicas. Se quiser saber mais, envie a sua pergunta. 

Principais perguntas

  • Asma
    +

    O que é asma?

    É uma doença pulmonar crônica que causa a obstrução das vias aéreas. A mais comum é a asma alérgica a pó, poeira, mofo, pelos de animais, produtos químicos e de beleza ou limpeza, entre outros.

    Quais são os principais sintomas da asma?

    Os principais sintomas da asma são aperto no peito, chiado no peito ao respirar, tosse e falta de ar.

    Asma tem cura?

    Não, a asma é uma doença crônica, ou seja, não tem cura. Porém, com o tratamento contínuo e adequado é possível controlá-la e ter uma boa qualidade de vida.

    A asma é uma doença transmissível?

    Não, a asma é uma doença hereditária, ou seja, você já nasce com alterações genéticas que se manifestam ao entrar em contato com agentes do meio ambiente.

    A asma é uma doença que desaparece depois de adulto?

    Não, quem é asmático permanece asmático por toda a vida. Porém, quem faz o tratamento corretamente, ou seja, de maneira contínua, pode não ter mais sintomas.

    Asmáticos podem realizar atividades físicas?

    Sim, pois os exercícios físicos ajudam a fortalecer o aparelho respiratório. No entanto, isso deve ser feito com acompanhamento médico e respeitando os seus limites.

    Devo buscar auxílio médico apenas nas crises de asma?

    Não. Ao aparecer os primeiros sintomas, já é recomendado procurar um especialista. Quanto antes iniciar o tratamento e fazer o acompanhamento periódico com o médico, para que a saúde dos pulmões seja constantemente avaliada, mais qualidade de vida.

    As bombinhas oferecem risco cardíaco?

    Não, desde que você use a indicada pelo seu médico e siga corretamente todas as instruções.

    A bombinha vicia?

    Não, ela é fundamental para o tratamento do asmático. Existem dois tipos de bombinhas, as que aliviam os sintomas e as que tratam continuamente (que contém anti inflamatório).

    Quem tem rinite alérgica pode desenvolver asma?

    Rinite alérgica e asma são doenças muito conectadas. 80% dos asmáticos têm rinite alérgia e 30% de quem tem rinite alérgica tem asma.

    Grávidas devem interromper o tratamento?

    Não, o tratamento para a asma deve continuar durante a gravidez. Se a mãe parar de tomar o medicamento, o bebê corre o risco de nascer com baixo peso e prematuro.

  • Câncer de pulmão
    +

    Fumar causa câncer de pulmão?

    Sim, o tabagismo é a principal causa de câncer de pulmão. O fumo passivo também é um fator de risco.

    Câncer de pulmão mata?

    Sim, o câncer de pulmão é o tumor com mais incidência e nível de mortalidade do mundo. Porém, quando diagnosticado em fase inicial, a taxa de sobrevida em 5 anos é de 56%, contra 15% se diagnosticado em fase mais avançada.

    Quais são os fatores que geram o câncer de pulmão?

    Além do tabagismo, o câncer de pulmão pode ocorrer pela exposição à poluição do ar, à queima de biomassa (madeira, carvão ou resíduos agrícolas), exposição ocupacional a agentes químicos ou físicos (asbesto, sílica, urânio, cromo, agentes alquilantes, radônio entre outros), infecções pulmonares de repetição, doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema pulmonar e bronquite crônica), fatores genéticos e história familiar de câncer de pulmão.

    Quais são os principais sintomas de câncer de pulmão?

    Os principais sintomas são tosse persistente, escarro com sangue, dor no peito, rouquidão, falta de ar, perda de peso, perda de apetite e pneumonia recorrente. Contudo, esses sintomas costumam aparecer quando a doença já está avançada.

    Em qual faixa etária o câncer de pulmão é mais comum?

    Entre os 50 e 70 anos, porém existem casos em pessoas mais jovens.

  • DPOC
    +

    O que é DPOC?

    Doença pulmonar obstrutiva crônica é uma inflamação irreversível que impede tanto a passagem de ar como a captação de oxigênio pelo pulmão. Na maioria dos casos ela é causada por tabagismo.

    A DPOC é mais comum em qual idade?

    Acima dos 40 anos, que tenha fumado por 10 anos ou mais.

    Quais são os principais sintomas?

    Falta de ar, tosse e catarro.

    Existe cura para a DPOC?

    Não existe cura, mas seguir a risca o tratamento, parar de fumar imediatamente e evitar o contato com fumaças poluentes são a melhor maneira de tratar e prevenir que a doença agrave.

  • Tuberculose
    +

    O que é tuberculose?

    Tuberculose é uma infecção causada pela bactéria Mycobaterium tuberculosis. A doença é causada pela inalação desta bactéria pelos pulmões, transmitida pela tosse de gotículas expelidas por uma pessoa doente.

    Qualquer pessoa pode desenvolver a tuberculose?

    A maior parte das pessoas infectadas não manifesta a doença por ter imunidade forte. Porém, debilidade, baixa imunidade causada por outras doenças, tabagismo acentuado, desnutrição, condições sócioeconômicas e de higiene favorecem a instalação da pneumonia por tuberculose.

    Quais são os sintomas de tuberculose?

    Os principais sintomas de tuberculose são tosse crônica, às vezes com sangue, febre vespertina (final da tarde) e emagrecimento, que persistem por meses se não houver diagnóstico.

    Em qual faixa etária a tuberculose é mais comum?

    Jovens e adultos em situação de vulnerabilidade têm maior incidência de tuberculose.

    Tuberculose tem cura?

    Sim, se o tratamento com antibióticos associados for feito corretamente e dependendo das lesões e da condição física do paciente.


  • Asma
  • Bronquiectasia/ Fibrose Cística
  • Câncer de pulmão
  • Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)
  • Tuberculose
  • fechar [x]

    eucalipto

    texto texto texto