Ambulatório de Asma Grave
Programa na Cidade de Itapetininga
Avanços no conhecimento sobre a fisiopatologia e heterogeneidade da asma grave permitiram o desenvolvimento de novas abordagens para o diagnóstico, caracterização, objetivos de tratamento, controle e curso da doença.
O acompanhamento sistematizado em um centro de referência, visando confirmar o diagnóstico correto de asma, buscar evidências de adesão ao tratamento, assegurar o uso correto dos inaladores, investigar e controlar comorbidades e otimizar o tratamento farmacológico e medidas complementares não farmacológicas, além de realizar a fenotipagem do paciente, tem mostrado eficiência, segurança, economia com resultados positivos para médico, pacientes e pagadores.
Início: 30 de setembro de 2022
Principais atividades e objetivos:
Foi organizado o ambulatório para pacientes com asma grave na assistência especializada, como parte do serviço de pneumologia do AME Itapetininga e processo de implementação-2 do cuidado integral a asma.
Os pacientes são referenciados para o serviço a partir de 46 municípios da Região de Saúde de Itapetininga, que faz parte do Departamento Regional de Saúde de Sorocaba - DRS XVI– São Paulo.
A equipe do ambulatório foi composta por pneumologista, farmacêutico, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, enfermeiro e assistente social.
O programa de educação em asma para pacientes foi criado para compartilhar informações sobre a doença, gatilhos/ desencadeantes das crises, uso adequado e acesso aos dispositivos inalatórios e seus respectivos medicamentos, além da importância de uma alimentação adequada e prática de atividade física. O programa também oferece um espaço de acolhimento e escuta terapêutica.