Estudo ATTACK (Estudo de Causalidade e Prevenção de Ataques de Asma na América Latina)

Programa de capacitação dos gestores e profissionais de saúde das UPAs e APS para o manejo adequado da asma em Salvador, Bahia

Um dos pilares da Fundação PROAR, é a realização de pesquisa científica na área das doenças respiratórias. Em 2019, iniciamos estudo ATTACK (Ataques de asma: um estudo de causalidade e prevenção no Brasil) juntamente com outros centros de pesquisa internacionais (Reino Unido e Equador) com o objetivo de avaliar a fatores de risco para exacerbações de asma e implementar uma estratégia de capacitação de profissionais de saúde para o tratamento adequado da asma em unidades de saúde da família (USF) e unidades de pronto atendimento (UPA) de Salvador (BA). Este projeto recebeu financiamento internacional do NIHR (National Institute for Health and Care Research) e foi liderado pelos professors Álvaro Cruz (Diretor Executivo da Fundação PROAR / UFBA) e Philip Cooper (St George’s University of London) com apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador.

Foram realizados treinamentos presenciais e telepresenciais de aproximadamente 1800 profissionais de saúde da Atenção Primária e Secundária, entre eles médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e gestores.