Programa de Reabilitação Pulmonar
Programa na Cidade de Itapetininga
As doenças pulmonares crônicas são progressivas e levam a comprometimentos extrapulmonares que contribuem para a morbidade e mortalidade nessa população. Embora fazendo uso da máxima terapêutica medicamentosa (broncodilatadores, corticosteroides, oxigenoterapia, etc), os doentes pulmonares crônicos continuam queixando-se de sintomas debilitantes como a dispneia e fadiga. Neste contexto, a reabilitação pulmonar é a terapia não farmacológica que traz benefícios substanciais e, portanto, tem sido considerada mandatória no manejo desses indivíduos.
O programa de reabilitação pulmonar é composto de treinamento físico, intervenções nutricionais, sessões educacionais e suporte psicológico, ambas voltadas para o auto manejo e mudança de comportamento.
O programa educacional, voltado para o auto manejo da doença, em combinação com o suporte psicológico, englobando intervenções comportamentais, são importantes para a manutenção dos benefícios e para que o indivíduo se conscientize da importância de reduzir o comportamento sedentário e se manter fisicamente ativo mesmo após o término do programa.
Início: 25 de julho 2023
Realizada reunião inicial com abertura do prefeito de Itapetininga, Jeferson Brun e a secretária de saúde, Solange Dionízia de Barros Oliveira, Professor Doutor Jose Roberto Jardim da reabilitação pulmonar da UNIFESP, Dra Angela Honda líder de programas educacionais da Fundação ProAR e Dr Marcelo Cardoso, pneumologista e líder do ambulatório de doenças respiratórias.
Principais atividades e objetivos:
Delineamento do projeto de implementação do programa com divisão dos pacientes, equipe multidisciplinar de educação e apoio médico e fisioterápico.
Uso das guias de educação em DPOC e exercícios da reabilitação pulmonar da UNIFESP
Melhorar o conhecimento dos profissionais de saúde, pacientes e familiares sobre DPOC e exercício físico.
Melhora da qualidade de vida e desempenho do dia a dia dos pacientes envolvidos no programa