Cartilha sobre asma é tema de live da fundação

10/11/2020 / por Fundação ProAr

O material educativo voltado para a população em geral está disponível gratuitamente para download no site da Fundação ProAR

A doença crônica e sem cura que já atinge 20 milhões de brasileiros agora tem uma espécie de 'guia de bolso' que vai auxiliar gratuitamente pacientes, profissionais de saúde ou qualquer pessoa interessada. O lançamento da cartilha "Tenho Asma, e agora?" foi tema de mais uma live promovida pela Fundação ProAR, desta vez no seu canal oficial no YouTube. A conversa foi mediada por Ana Carla Carvalho, pedagoga enfermeira, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina e Saúde da UFBA, além de coautora da publicação. 

Acessível e didático

Produzida por um time de cinco especialistas da ProAr em Salvador, na Bahia,  a cartilha está disponível para download no site da fundação. Ao longo de 34 páginas, os leitores terão um panorama da doença na palma da mão ou na tela do celular.

Com formato acessível e recheado de informações de fácil compreensão, o conteúdo traz de elementos gráficos e ilustrações que facilitam o aprendizado.   Também é possível registrar a evolução dos sintomas e tratamento nos campos em branco ou preencher os dados pessoais e agenda de consultas. 

Guia de bolso

Bianca Magalhães, enfermeira de pesquisa no Núcleo de Excelência em Asma do ProAR, lembrou durante a live que uma das inspirações da cartilha foi o cartão de vacinação da criança: "A gente tentou passear pelos principais itens de forma que esse material pudesse ser um guia de bolso, aquele material que você levar para consulta, que você anota as informações importantes, que possui instruções para a família", explicou.

Gabriela Pimentel, gerente administrativo-financeira da Fundação ProAR, explicou que a ideia da cartilha surgiu durante o desenvolvimento de um projeto de pesquisa sobre educação de pacientes adultos e de profissionais de saúde: "Achamos que seria bem interessante que eles tivessem um material que pudessem consultar, que fosse de fácil acesso e entendimento".

Carolina Barbosa, enfermeira do Programa para Controle da Asma na Bahia, afirmou que cartilha foi elaborada para ser um instrumento de compartilhamento de conhecimento. "A gente precisa inserir a educação e a saúde na nossa prática de assistência diária. As pessoas com asma precisam ter esse protagonismo".  

Única convidada que não participou da concepção da cartilha, a Dra. Zuleid Dantas Linhares, médica pediatra e presidente da ABRA-SP, rasgou elogios ao resultado final do material educativo. Ela lembrou que é crucial que os pacientes empoderem-se e deixem para trás os velhos mitos em torno da doença. "É importante que o paciente saiba até que ponto ele pode ir e até que ponto ele pode procurar uma emergência. O tratamento evita a emergência, mas não impede. Esse material é extremamente rico para o acompanhamento do médico", opinou. 


  • Asma
  • Bronquiectasia/ Fibrose Cística
  • Câncer de pulmão
  • Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)
  • Tuberculose
  • fechar [x]

    eucalipto

    texto texto texto