Este site usa cookies para oferecer a melhor experiência, analisar o uso da página web e facilitar a navegação de forma segura. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento, em conformidade com a nossa Política de Privacidade .


Desvendando o Asma

08/06/2021 / por Fundação ProAr

A Fundação ProAR, em parceria com a AstraZeneca, dedicou o mês de maio à desmistificação da asma e, em sua campanha inaugural, compartilha conteúdo exclusivo sobre a doença

Tags

    A Fundação ProAR, em parceria com a AstraZeneca, dedicou o mês de maio à desmistificação da asma e, em sua campanha inaugural, compartilha conteúdo exclusivo sobre a doença

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece que a asma é de grande importância para a saúde pública, tanto por sua incidência como pela mortalidade. Para aumentar a conscientização sobre a doença respiratória, a GINA Internacional estabeleceu o dia 5 de maio como o Dia Mundial da Asma.

    Apesar de todos os avanços no tratamento, a sua incidência ainda é alta e já atinge cerca de 20 milhões de brasileiros. Embora a asma não tenha cura, já é plenamente possível controlar a doença para reduzir e prevenir as crises, também chamadas de episódios ou exacerbações.

    Em 2021, o Dia Mundial da Asma foi encabeçado com o tema ‘Descobrindo conceitos errôneos sobre a asma’. A abordagem emite um alerta

    sobre os mitos e falsos conceitos amplamente difundidos a respeito da doença. Essa diversidade de fake news impede que pacientes desfrutem

    dos grandes avanços e dos benefícios do tratamento. Com o intuito de difundir os conceitos corretos, a Fundação ProAR, em parceria com a Astra Zeneca, decidiu dedicar todos os meses de maio à doença.

    Mitos (erros) sobre a asma:

    • A asma é uma doença infantil e desaparece com a idade.

    • A asma é infecciosa.

    • Quem tem asma não deve se exercitar.

    • A asma só é controlável com corticosteroides em altas doses.

    Informação correta:

    • A asma pode ocorrer em qualquer idade (em crianças, adolescentes, adultos e idosos).

    • A asma não é infecciosa. No entanto, infecções respiratórias virais (como resfriado comum e gripe) podem causar ataques de asma.

    • Em crianças, a asma está frequentemente associada a alergia. A asma que começa na idade adulta é menos frequentemente alérgica.

    • Quando a asma está bem controlada, os pacientes são capazes de se exercitar e até praticar esportes de alto rendimento.

    • A asma é mais frequentemente controlável com corticosteroides inalados em baixas doses.

    Pensando em facilitar o acesso às atualizações no tratamento da asma, a Fundação ProAR lançou um documento com informações sobre o manejo da doença. O guia está disponível para download no site da Fundação. A cartilha foi construída com base nas atualizações de GINA Internacional, e detalha o tratamento sugerido de acordo com a gravidade da doença.

    Além disso, também disponibilizamos no nosso site um informativo de GINA sobre Covid-19 e asma, que foi atualizado no final de abril deste ano. O material, que está traduzido e organizado em tópicos, pode ser acessado aqui.


    parceria:

     

    BR-12965 Material destinado a profissionais de saúde. Mai/21.

    
    fechar [x]

    eucalipto

    texto texto texto
    {"system_error":{"type":2,"message":"Undefined array key \"current_url\"","file":"\/home4\/ezzato97\/fundacaoproar.org.br\/project\/inc\/frontend\/part\/share.php","line":8},"type_of":{"ajax_console":false,"jsonp":false}}