• Asma
  • Bronquiectasia/ Fibrose Cística
  • Câncer de pulmão
  • Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)
  • Tuberculose
  • Este site usa cookies para oferecer a melhor experiência, analisar o uso da página web e facilitar a navegação de forma segura. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento, em conformidade com a nossa Política de Privacidade .
    

    Dia Mundial da Asma

    05/05/2021 / por Fundação ProAr

    Neste 5 de maio, quando é celebrado o Dia Mundial da Asma, compartilhamos com exclusividade o jornal digital do Global Initiative for Asthma (GINA).


    Como a asma é diagnosticada?

    • O diagnóstico da asma é baseado na história clínica de sintomas característicos e evidência de limitação ao fluxo aéreo. Isso deve ser documentado a partir do teste de reversibilidade com uso de broncodilatador ou outros testes.

    • Examinar antes de tratar sempre que possível, ou seja, documentar a evidência para o diagnóstico de asma antes de começar o tratamento de controle, pois muitas vezes é mais difícil confirmar o diagnóstico posteriormente.

    • Estratégias adicionais podem ser necessárias para confirmar o diagnóstico de asma em grupos específicos, incluindo pacientes que já recebem tratamento de controle, idosos e em locais com poucos recursos.


    Descrição da asma:

    Sintomas de limitação ao fluxo aéreo que resolvem espontaneamente ou em resposta ao uso de medicação, e podem desaparecer por semanas ou meses.

    Por outro lado, os pacientes podem apresentar episódios de crises (exacerbações) da asma, que podem ser graves e podem levar à morte, causando um peso para pacientes e para a comunidade. A asma é usualmente associada a hiperresponsividade das vias aéreas, por estímulos diretos ou indiretos, apresentando inflamação das vias aéreas geralmente persistentes mesmo quando o paciente está sem sintomas. Por isso é importante o tratamento contínuo. 

    Fenótipos da asma

    A asma é uma doença heterogênea, com diferentes processos subjacentes. 

    Como o teste de função pulmonar é usado?

    A asma é caracterizada por limitação variável ao fluxo aéreo, ou seja, a alteração da função pulmonar varia ao longo do tempo em sua magnitude, evoluindo para valores piores que os da população saudável. Na verdade, a função pulmonar pode variar e ser completamente normal ou apresentar obstrução grave no mesmo paciente. Asma mal controlada é associada com maior variabilidade na função pulmonar quando comparada a asma bem controlada. 


    
    fechar [x]

    eucalipto

    texto texto texto