ProAR Responde: dúvidas sobre bronquite na infância

21/09/2020 / por Fundação ProAr

Dra. Angela Honda, líder de Programas Educacionais da Fundação ProAR, responde às principais dúvidas enviadas por nossos seguidores.

Bronquite e asma. Esses dois termos costumam causar muita confusão, principalmente durante a infância, dificultando o diagnóstico e a prescrição do tratamento correto. Para ajudar na informação sobre doenças respiratórias crônicas em crianças, a Dra. Angela Honda, líder de Programas Educacionais da Fundação ProAR, responde às dúvidasenviadas pelos nossos seguidores no Instagram. Confira.

Bronquite em criança tem cura?

Dra. Angela Honda: Bronquite é um termo geral que é usado para várias doenças respiratórias na infância. Bronquite é um termo que define inflamação dos brônquios, assim como falamos amigdalite é a inflamação das amígdalas, laringite é inflamação da laringe, ou seja, "ite"é sufixo de inflamação. A asma é uma das causas de bronquite e não tem cura, mas tem tratamento e controle que permite a criança ter vida normal. As infecções virais e bacterianas, processo alérgicos por exposição aguda,  também podem ser causa de bronquite,  nessas situações existe cura com o diagnóstico e tratamento correto.

Qual a diferença entre asma e bronquite?

Dra. Angela Honda: Asma é uma doença pulmonar crônica que causa uma inflamação na via aérea respiratória. Os brônquios fazem parte da via aérea respiratória. Durante muito tempo asma e bronquite foram usados como sinônimos, por exemplo, asma é igual a bronquite asmática, ou então como a asma sendo uma bronquite "mais grave", o que está errado. Na verdade a asma é o nome da doença e bronquite é a definição de inflamação dos brônquios.

Quais são os principais sintomas de bronquite que dão nos bebês?

Dra. Angela Honda: Os sintomas da asma como tosse, chiado no peito e falta de ar estão presentes na maioria dos pacientes, incluindo bebês e crianças, porém os sinais que ajudam no diagnóstico dessa faixa etária são: tosse após riso ou choro, tosse mesmo quando não estão resfriado ou gripados, respiração mais rápida e ofegante, batimento de asa de nariz ( eh um movimento que acontece nas laterais do nariz, em um movimento de abre e fecha), retração de fúrcula (um afundamento que se forma no final do pescoço e entre as clavículas) a cada respiração.

O que é bronquite perpétua? É o pior tipo de bronquite para crianças?

Dra. Angela Honda: Esse termo ou classificação de bronquite perpétua não existe. Alguns usam o termo bronquite crônica na criança, mas muitas vezes essa criança tem asma.

É verdade que natação cura bronquite?

Dra. Angela Honda: Todo paciente ou criança asmática deve fazer atividade física, não precisa ser necessariamente natação, mas uma atividade física que goste para que sempre tenha frequência. O mito da natação para curar bronquite existe porque a idade que mães colocam os filhos nessa prática, durante a infância, coincide com a fisiopatologia (história natural da asma) e quando elas chegam na pré-adolescência/adolescência passam por um período de pouca ou nenhuma crise, o que passa a falsa impressão de cura.

Quanto tempo dura a crise de bronquite no bebê?

Dra. Angela Honda: Se a bronquite com crise de falta de ar for de origem infecciosa viral, por exemplo, deve durar o período de uma infecção por vírus,  de 7 a 14 dias. Se for por outras causas, devem durar o tempo de se fazer o diagnóstico e introduzir o tratamento correto, outro exemplo, infecção bacteriana e introduzir antibioticoterapia. Por isso é tão importante fazer o diagnóstico da asma, pois como ela não tem cura, o paciente acaba tendo crises por muitos anos, porque não faz o tratamento correto.

O bebê tem que usar bombinha para se tratar?

Dra. Angela Honda:: Todo paciente asmático, seja criança, bebê ou adulto precisa fazer seu tratamento. As medicações para o tratamento da asma são na sua maioria por via inalatória e comumente chamada de "bombinhas". As medicações inalatórias são a melhor via de tratamento para que evite os efeitos colaterais de medicação sistemicamente, pois são em doses muito baixas e agem diretamente no pulmão, por isso são as mais indicadas.

Como crianças não alérgicas pode ter asma? Qual é o start na crise nesses casos?

Dra. Angela Honda: A asma é uma doença heterogênea e que apresenta alguns fenótipos, características visíveis que podem ser modificáveis. Os dois principais fenótipos com características distintas são a asma alérgica e não alérgica. A Asma alérgica tende a ter início mais precoce, tem história familiar relacionada, responde melhor aos corticóides, tem suas crises desencadeadas pelos alérgenos e tem uma inflamação eosinofílica (uma célula da cascata inflamatória chamada eosinófilo) mais frequente. A Asma não alérgica é geralmente de início tardio, ocorre mais no sexo feminino, a história familiar e histórico de alergia é muito baixo e a inflamação costuma ser não eosinofílica.

Pets têm sua parcela de “culpa” ns crises de asma ou não necessáriamente?

Dra. Angela Honda: A asma é uma doença heterogênea e apresenta vários desencadeantes, como falamos acima ela pode ser uma asma alérgica ou não alérgica. Nem todos os asmáticos são iguais, os desencadeadores de crises podem ser diferentes para cada um, por isso não podemos generalizar que todos os pacientes terão crises com o contato com os animais. É importante que você procure um alergista para avaliar essa sensibilidade mais especificamente.

Antialérgico pode ser ministrado sem pausa, por meses?

Dra. Angela Honda: O antialérgico mais comumente utilizado são os da classe dos anti histamínicos. Dependendo da doença, o paciente pode ter necessidade de uso de doses diferentes das usuais e por tempo mais prolongado. É sempre necessário uma prescrição médica com a posologia correta (dose, frequência e tempo de tratamento) e acompanhamento. Nunca faça auto medicação.