A asma, quando controlada por tratamento contínuo e acompanhamento médico, é um fator de risco baixo para a covid-19 comparada as outras doenças crônicas como hipertensão e diabetes porém, pacientes com asma grave e DPOC podem ter maiores complicações.
"A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma doença mais grave que a asma e habitualmente acomete pessoas com mais idade. Ocorre que nem sempre é fácil distinguir a doença da asma grave, por isso esse grupo tem sido considerado de risco", diz o Dr. Álvaro Cruz, diretor executivo da Fundação ProAR.
DPOC
A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)é uma inflamação irreversível que impede a passagem de ar e a captação de oxigênio pelo pulmão. Na maioria dos casos é causada pelo tabagismo e se apresenta em pacientes com mais de 40 anos, fumantes de mais de 20 cigarros por dia.
A DPOC pode provocar enfisema, que causa bolsas de ar dentro do pulmão, além de tosse seca, falta de ar, catarro e bronquite crônica. Seus danos são irreversíveis.
Asma grave
Já a asma grave é a manifestação mais violentadeinflamação nas vias aéreas. Portadores deste tipo de asma tem maior frequência de sintomas e mais impactantes do que outros pacientes, causando ainda mais dificuldade para respirar e falta de ar.
Procurar um especialista e seguir o tratamento correto e de maneira regular é fundamental para o seu controle.